MR16-TREINAMENTOS CORPORATIVOS
Tendências em Treinamentos e Educação Corporativa para os próximos anos
Compartilhe este conteúdo

Tendências em Treinamentos e Educação Corporativa para os próximos anos.

Explorando as próximas Tendências em Treinamentos e Educação Corporativa. Da personalização à gamificação, descubra como aprimorar a aprendizagem organizacional.

A rapidez na implementação do processo de digitalização para a maioria das empresas foi um dos mais nítidos resultados dos problemas enfrentados no ano anterior. Desse modo, foi possível perceber o grande impacto que a tecnologia pode proporcionar para as empresas.

Com a utilização das ferramentas digitais, as empresas conseguem aumentar o nível de produtividade de seus colaboradores, conseguindo administrar melhor os recursos e o tempo da empresa, diminuindo a chance de que erros sejam cometidos. Não é só na parte de gestão que a tecnologia tem sua importância, ela é primordial para a qualificação dos funcionários.

Para os próximos anos, seguimos com uma evolução cada vez mais forte na utilização das tecnologias e técnicas já disponíveis para melhorar o clima e a dinâmica organizacional.

Aprendendo com o celular

O celular é um dispositivo já presente na vida de qualquer pessoa. Dentro de uma organização, é evidente que a maioria dos colaboradores possuem um telefone e, possivelmente, tem acesso à internet. Por que não usá-lo como um aliado da educação corporativa?

O modelo de mobile learning usa aplicativos para auxiliar na capacitação de profissionais. Através de videoaulas, e-books ou mesmo testes e jogos educativos, os associados são incentivados a aprenderem de uma forma mais simplificada. A vantagem desse modelo se dá pela possibilidade da comodidade, onde é possível acessar todo o tipo de conteúdo em qualquer lugar.

Esse tipo de estratégia ainda pode ser combinado com o microlearning, onde os treinamentos são divididos em pequenos módulos, que ocupam pouco tempo do colaborador e onde o conteúdo pode ser apresentado em diferentes formatos como textos, vídeos, áudios, jogos e desafios ou mesmo testes, o que quebra com o modelo estático de treinamento. Nesse caso, o funcionário participa de pequenos treinamentos diários no celular, seja assistindo a um vídeo curto ou fazendo uma atividade que demande apenas poucos minutos de sua atenção.

Customização

A personalização é uma das grandes tendências quando a conversa é sobre educação corporativa. O modelo seguido pelas empresas é aquele feito de forma massiva, para equipes inteiras ou mesmo para toda a empresa. Contudo, esse modelo se prova falho, uma vez que, cada funcionário tem potencialidades e fraquezas específicas, além de serem sensibilizados por tipos diferentes de ensino.

Com a personalização, os treinamentos são otimizados para que consigam ajudar cada funcionário nos pontos mais importantes. Uma dica para iniciar esse processo é fazer um levantamento de competências dos membros da equipe para, a partir daí, traçar trilhas de aprendizagem específicas para cada um. A personalização também dá autonomia aos profissionais, que podem buscar cursos coerentes com seu planejamento de carreira.

Gamificação

Inserir a lógica dos games na educação corporativa é uma tendência que deve se aprofundar nos próximos anos. A ideia é transformar a aprendizagem em um processo mais leve e envolvente, sem perder o foco nos resultados de longo prazo.

As empresas podem criar jogos ou adaptá-los de acordo com suas demandas internas. Com isso, é possível promover treinamentos presenciais mais leves e envolventes, explorando questões como trabalho em equipe e criatividade. Exemplos disso são simulações de momentos de crise, que permitem a construção de estratégias para situações reais em um ambiente controlado.

Aprendizado constante

Nunca antes na história tivemos tanto acesso à informação. Nunca ficou tão claro, portanto, que a educação exige esforço contínuo. Além do conhecimento acumulado até aqui, vivemos em um momento em que novas tecnologias e metodologias surgem em ritmo acelerado.

Nesse cenário, parar de aprender não é uma opção viável. As empresas e profissionais precisam buscar por treinamentos e qualificações a todo instante, além disso, manter os olhos sempre bem abertos para os conteúdos que circulam na internet, seja em sites especializados ou nas redes sociais.

Ensino eletrónico

Dispensando os custos que giram em torno de deslocamentos, e-learning ganhou um enorme destaque no último ano. Entre as vantagens, destaca-se a possibilidade de customização dos treinamentos de acordo com as necessidades da empresa e do perfil dos colaboradores.

Outra vantagem fundamental é o benefício de escalar os treinamentos com menores custos e de forma padronizada,podendo eliminar barreiras geográficas.

As plataformas de experiência

As Learning Experience Platforms ou plataformas de experiência e aprendizagem são soluções customizáveis que ​​proporcionam experiências de aprendizagem personalizadas e intuitivas.

Elas dispõem de uma série de recursos tais quais biblioteca, catálogos de cursos, vídeos, podcasts, artigos, fóruns entre muitos outros.

Nessas plataformas, os colaboradores aprendem por meio de jornadas de aprendizagem adaptativas para o desenvolvimento de habilidades de forma mais personalizada.

As Learning Experience Platforms fornecem conteúdos “sob demanda” por meio de ferramentas de descoberta baseadas em inteligência artificial e recomendações baseadas no uso do colaborador. Assim, os colaboradores podem gerenciar e acompanhar experiências de aprendizagem baseadas nas próprias habilidades e desafios de forma personalizada com base em suas progressões de carreira e interesses pessoais.

Vídeos

O uso dos vídeos como parte do processo de qualificação é algo que tem ganhado espaço quando se fala de tendências de educação corporativa. Ensinar algo através de uma filmagem permite que o profissional se identifique com o que é exposto e se sinta mais motivado a aprender.

A ideia é que, mais do que ler um conteúdo, a pessoa possa sentir que o vídeo é direcionado para ela, contribuindo para agregar conhecimento.

Além disso, vídeos podem ser assistidos de qualquer lugar, a qualquer momento e em qualquer dispositivo, o que aumenta a chance do colaborador realmente ver o vídeo.

Conheça mais sobre nossa empresa visitando o site: www.mr16.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *