Economia brasileira
Adentramos o segundo mês do ano de 2021. Contudo, ainda há incerteza na economia brasileira. O principal causador disso é a pandemia do COVID-19.
Estamos presenciando a segunda onda de contaminação. Os impactos ainda são de difícil mensuração. Além disso, a falta de planejamento para a vacinação da população também impede uma retomada mais firme.
O fim dos programas de complemento a renda proporcionados pelo governo pode afetar o consumo, que apresentou uma significativa recuperação no segundo semestre do ano passado.
Não se pode esquecer também que, devido ao auxílio emergencial, o governo teve altos gastos. O problema fiscal brasileiro, que já vem dos últimos anos, só se agravou.
Avalia-se que a questão fiscal continue sendo uma pauta central para os próximos dois anos. Há uma estimativa que as contas públicas voltem para o azul só em 2027.
Contudo, isso não significa que o país esteja na pior situação. O cenário é claro e as medidas necessárias são desafiantes.
“A situação é a seguinte: hoje, o Brasil não pode abrir mão de R$ 1 de receita e ainda tem de se esforçar para recuperar neste e nos próximos anos a receita que perdeu com a crise da covid-19 na queda do PIB e na arrecadação”,
declarou Mansueto Almeida, secretário do Tesouro, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
O que fazer?
Apesar da incerteza na economia brasileira, o momento é de planejamento e ação. A recuperação econômica vai acontecer, mesmo que a passo lentos.
Além disso, alguns setores tem uma boa perspectiva de crescimento no mercado brasileiro. As startups receberam muito investimento internacional no ano passado e essa tendência tende a aumentar em 2021.
Com a vacinação ocorrendo nas grandes economias, o comércio internacional deve normalizar. Isso vai favorecer a nossa economia.
Recomendamos algumas medidas para agora:
- Observe as tendências e o comportamento do mercado do seu setor;
- Siga o planejamento preparado para esse ano – caso não tenha um, faça o quanto antes;
- Busque inovar, trazer o diferencial para o mercado vai te destacar diante da concorrência;
- Esteja preparado para imprevistos e conflitos;
As crises sempre trazem inovações. As ações precisam ser cautelosas, mas também precisam ser tomadas!
Conheça mais sobre nossa empresa visitando o site: www.mr16.com.br
.
https://conteudo.mr16.com.br/ Economia brasileira




Uma resposta
Boas observações. Estar atento e tomar ações bem pensadas. Obrigado